domingo, 27 de julho de 2008

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS QUEIMADAS NOS SOLOS DO DISTRITO MIRANDA, MUNICÍPIO DE PARAMBU – CEARÁ



Os impactos ambientais causados pelas queimadas nos solos do Distrito Miranda no Município de Parambu no Estado do Ceará foram verificados por meio da análise dos parâmetros ambientais físico-químicos dos solos, análise textural, utilização de talhões coletores para armazenar a terra transportada pelas chuvas e determinação do fator K de erodibilidade do solo.

As amostras do solo foram coletadas nas áreas de cultivo e de mata nativa em profundidades de 0 – 20 cm e 20 – 40 cm, no período de estiagem. Os resultados das análises tiveram seus valores comparados ao limites determinados pela EMBRAPA (1979). O parâmetro pH apresenta valores entre acidez baixa e alcalinidade média e a Matéria Orgânica com valores entre 0,6 a 1,3% variou de baixo a médio. Os Macronutrientes Nitrogênio, Potássio, Cálcio, Magnésio, Fósforo e Enxofre, embora, com valores que diferem da seqüência da EMBRAPA (1979) estão presentes nas duas áreas. O Alumínio trocável apresentou concentração uniforme (0,00 cmolc/Kg), favorecendo o solo das áreas uma vez que seu alto teor no solo é altamente nocivo à maioria das culturas. A Capacidade de Troca Catiônica apresentou maior concentração na área de cultivo (variando de 8 a 10 cmolc/Kg), mostrando que nessa área, onde ocorrem as queimadas, devido sua localização consegue reter e fixar no solo uma maior quantidade de cátions metálicos trocáveis, enquanto que na área de mata nativa apresentou-se baixo (variando de 3 a 4 cmolc/Kg).

 Os índices da Saturação de Bases, variando de 89 a 100%, indicou baixo poder de lixiviação. O Potencial de Acidez com valores entre 0,00 a 0,49 cmolc/Kg significando baixo poder de acidez do solo. Os valores do Sódio Trocáveis variaram de 0,06 a 0,41 cmolc/Kg sendo classificado como alto. A Condutividade Elétrica com valores menores do que 4 dS/m, a Percentagem de Sódio Trocável menor do que 15 e o pH menor do que 15 classifica o solo da área em relação a esses parâmetros como normal. A classificação textural franco arenosa prevaleceu nas duas áreas e profundidades. Os solos foram classificados segundo a EMBRAPA-CNPS (1999) na ORDEM Planossolo Hidromórfico, SUBORDEM, área de mata nativa vermelho e área de cultivo vermelho-amarelo e GRANDE GRUPO Eutrófico. As medidas de perda de solo foram de 2 a 3 cm. O parâmetro K aproximado variou de 0,31 a 0,37 na profundidade de 20 cm, o que indica alta erodibilidade do solo.


A verificação dos impactos ambientais quanto às queimadas, por meio dos índices de macronutrientes, realizada nas áreas de cultivo e de mata nativa, evidenciou que essa técnica não interferiu nos resultados, mesmo sendo inadequadamente conduzida. O solo da área de cultivo, com queimadas anuais, apresentou valores de erosão responsáveis pela diminuição das terras agrícolas. Palavras-chave: Impactos Ambientais. Queimadas. Solo. Desmatamento. Erosão.




Nenhum comentário: