Hoje o objetivo da geografia é formar cidadãos críticos, ativos e participantes da sociedade e de suas transformações. Assim o aluno não terá apenas informações e sim, será um sujeito da sociedade capaz de pensar, pesquisar, “aprender a aprender” e agir.
No processo ensino-aprendizagem a difusão dos conhecimentos básicos sobre o meio ambiente têm que estar ligados à produção de uma consciência crítica capaz de identificar o impacto ambiental como resultante do modelo tecnológico vigente.
A geografia é uma ciência que explica o mundo em que vivemos, ajudando o discente a entender a realidade espacial na qual vive e da qual é parte integrante. Assim, torna-se necessário difundir de maneira planejada, e como parte integrante dos currículos, os conhecimentos básicos sobre o meio ambiente, reciclagem do lixo e desenvolvimento sustentável, como forma de tomada de decisão das ações do cotidiano. Somente dessa maneira será possível estimular as relações éticas do homem com o meio ambiente.
O ponto de partida para desenvolver no aluno a curiosidade de descobrir o mundo em que vive e de sua grande responsabilidade na tarefa de defendê-lo passa, inicialmente, e principalmente, pelo conhecimento da natureza dentro de uma visão integrada da problemática ambiental do local onde mora, estuda, exercita o lazer, de sua sociedade.
É a partir do estudo da reciclagem do lixo urbano e da necessidade de formação de uma consciência ecológica capaz de respostas na defesa do meio ambiente, que se torna importantíssimo aplicá-lo no ensino fundamental. Assim, o aluno despertaria para a defesa ambiental, um dos pontos chave na formação do cidadão do presente e do futuro. A importância desta temática confirma sua relevância como interesse de resultado alcançado.